Síntese do documentário "Pro dia nascer feliz"
No documentário relata uma grande pendencia do brasil, na
qual se propaga a cada ano, na educação, relata
também a distinção de classes onde aborda o sistema educacional brasileiro, descrevendo
realidades escolares de diferentes contextos sociais, econômicos e culturais a
partir de diversos olhares sobre as realidades que constituem a estrutura
educacional seja do ponto de vista da instituição, do aluno, do professor e da
família. Propõe, ainda, demonstrar o abismo existente entre as escolas públicas
e privadas e a relação do adolescente com a escola focando a desigualdade
social e a banalização da violência.
No contexto sociedade mundos iguais mais que os mesmos pensam agem
de forma diferente, onde em torno de seu mundo nada mais pudesse entrar onde tudo so girasse em sua volta, sociedade
essa que não abre os olhos pra ver o que esta acontecendo em sua volta, onde na
maioria das vezes a escola tem o papel de casa, onde o professor tem o papel de
pai e mãe, onde o mundo que vai ensinar se faz certo ou errado.
Pessoas que possuem maiores condições dos que
os que vivem a mercê dos programas governamentais e, além disso, não conseguem
se qualificar de uma forma apropriada para chegar ao ponto de competir com os
que são mais preparados e logicamente possuem um poder aquisitivo melhor.
Aos professores que são sujeitos a educar em
condições precárias, como no caso da escola de Manari em Pernambuco, por falta
de verba, materiais e merenda, e no exemplo da escola de Duque de Caxias e de
Itaquaquecetuba onde a violência é algum
perturbador e constante, além da falta de estimulo pelo desinteresse dos alunos que não levam a serio seus estudos
gerando 9 indisciplina para os dois lados.
Também foi relatado em Pernambuco crianças que deixam de ir a
escola porque não existe transporte para todas e as criança
não teriam, logicamente, condições de andar muitos quilômetros ou bancar de
seus bolsos um transporte diário. Nesta situação, o quadro que encontramos é muitas
vezes de encontrar crianças que não possuem sonhos, pois a realidade não vos
concede a chance. Viram crianças desesperançosas, e que consomem seu tempo
trabalhando e perdendo a chance de ter um futuro melhor.
Um exemplo , menina de
13 anos, moradora de Manari-PE, que possui vontade de estudar, aprecia a
leitura, num nível que nem os professores acreditam na hipótese desta escrever
redações que vão além do esperado naquela comunidade. Para ela, certamente, tal
fato é desanimador, porque não a estimula a querer sempre produzir mais, fica
fadada a ter apenas o seu próprio incentivo. Outro caso mostrado foi na escola
de Valéria, em Inajá-PE, onde cursa
formação
de professores, onde muitos professores faltam, alguns mandam um representante,
outros nem isso.
Não cumprem com o seu compromisso, e ainda avaliam todos os
alunos como se fossem todos iguais, e os atribuem a mesma nota. A realidade é
bem cruel, além da precária infraestrutura e da desmotivação por ambas partes,
a pobreza se faz presente. Conforme relato de uma professora, algumas alunas
vêm estudar da mesma forma que se fosse a um baile, levam os livros, mas sequer
entram na escola, ficam paquerando e namorando
Uma outra realidade é a
da escola Duque de Caxias, pois a escola se localiza a poucos metros de uma
“boca de fumo”, o que acaba incluindo questões complicadas como o tráfico de
drogas, violência e indisciplina. Foi posto em foco o caso de um aluno,
Deivison Douglas, de 16 anos, irreverente, comunicativo, mas também
indisciplinado, e com comportamentos por vezes violentos e inapropriados. O
mesmo deveria ficar em dependência em algumas matérias, porém a decisão dos
professores é que não se retenha o aluno, pois a mesma dependência não resolve
nada na opinião deles. Dessa forma, a qualidade do ensino só tende a cair, e
ocorre uma diminuição das repetências, mas o que não significa um progresso na
educação, mas sim uma completa maquiagem. Ao mesmo tempo, os docentes sabem que
serão aprovados, colaborando com os índices crescentes do governo.
Em Itaquaquecetuba-SP,
em uma escola de periferia (conforme dito por uma professora da “ periferia”),o
dinheiro aparece com um entrave para a realização de atividades culturais e a
falta constante dos professores desmotiva os alunos e os deixa ociosos. Várias
opiniões foram importantes entre os professores, dentre eles de uma dizendo que
o professor perdeu a sua dignidade, pois precisa aceitar tudo na sala de aula;
outra observação foi ao se referir esta escola de hoje está vivendo aos moldes
do século passado, pois a realidade dos alunos é outra, e este sistema precisa
se adequar a esta realidade. Como ela mesmo
disse “lá fora é muito mais interessante”, e é verdade, pois a estrutura física
e organizacional do espaço escolar por
si só já demostra que está defasada.
Em uma outra escola
abordada no documentário, localizada em São Paulo, em Alto de Pinheiros, bairro
de classe média alta, pudemos verificar uma outra realidade das expostas até
então no filme. Primeiramente porque se trata de uma colégio particular, então
nota-se que o perfil do alunado é diferente dos abordados. Logo no inicio da
entrevista com alguns alunos, percebemos que os mesmos possuem um senso critico
apurado e tentam tratar esta questão da desigualdade, como uma questão de falta
de oportunidade. Estudam uma carga horária mais puxada e almejam garantir a
entrada para uma boa faculdade, nem que para isso seja necessário o auxílio de
professor particular. A família pode se dizer mais presente na formação de seus
filhos, se não for pelo lado da atenção, mas pelo lado material e financeiro. Na
maioria dos problemas destes adolescentes são bem diferentes dos que foram
observamos, são, na verdade, criados por dúvidas em relação a vida, de onde
viemos, pra onde vamos, ou seja, fatores de ordem filosófica.
Na periferia de São
Paulo, em um colégio estadual, uma questão que foi bastante discutida foi a
violência que os alunos estão expostos, de maneira direta ou indireta, através
da família ou na escola com os alunos. Em meio a estes assuntos, a gravidez na
adolescência também mereceu destaque, no caso da menina Rita que engravidou aos
18 anos, parou de estudar e só veio a retornar dois a nos depois, fazendo com
que o sonho de uma faculdade fosse ficado cada vez mais em segundo plano.
Em uma realidade bem
mais obscura, também na periferia de São Paulo, foi exposto o fato de uma
menina ter matado uma adolescente dentro da escola, por motivos que não
poderemos nunca entender. O que é surpreendente é que não se arrependeu, disse
ainda que só adiantou o que um dia iria acontecer, e ainda o tempo que ficará
reclusa em casa de menores é um tempo muito curto, coisa que passa rápido.
Outro fato abordado foi o desvio de comportamento de adolescentes, que
ingressam na vida de crimes, assaltos, por influência de amigos ou pela falta
de estrutura familiar. Isso a partir do primeiro momento que acontece, se torna
um vicio, e depois sair dessa realidade vai se tornando cada vez mais difícil.
E a escola está a mercê
de acolher toda esta clientela, sem distinção, e os professores ficam nessa
difícil tarefa que é tentar ao menos fazer com que os alunos se interessem em
aprender. Mas nem sempre conseguem, muitas vezes se desmotivam e seguem sua
profissão sem dedicação e comprometimento.
Enfim, o que nos resta
dizer é que o trabalho do educador se torna a cada dia mais difícil e menos
valorizado. É o reflexo de como este governo investe neste setor, de como a
família está deixando tudo sob responsabilidade da escola, se esquecendo de
transmitir cordialidade, respeito e normas básicas para se viver em harmonia
com a sociedade. É preciso que ocorra uma verdadeira revolução na educação,
desde a base até o ultimo patamar, para que ao menos nossos netos ou bisnetos
possam vir a vislumbrar de mais esperança e paz, e poder traduzir todas as
qualidades existentes em nosso cotidiano, fazendo nascer um mundo melhor para
se viver. Conforme as últimas imagens do filme ficam com as crianças a nossa
espera em dias melhores.
Como a educação é tratada em segundo plano em divesas rrgioes
do brasil, onde na qual é a base de muitas crianças que almejam um futuro
melhor, de um lado professores que se
ver desestimulados pela falta de interesse dos alunos e a infraestrutura que tão pouca
realizada, do outro adolescentes que se ver junto ao crime e que são tão poucos preparados para essa
realidade.
O filme que nos apresenta a cara do nosso país, que não investem nos seus herdeiros, até porque todos sabem que o futuro de um país são os seus jovens, a partir daí o autor nos mostra onde tá errado e no que podemos melhora para que o nosso país esteja em boas mãos no futuro.
http://pepquesb.blogspot.com.br/2013/05/resumo-pro-dia-nascer-feliz.html acesso 31/04/14 ás 20:25
http://www.slideshare.net/erika_cdias/resenha-documentrio-pro-dia-nascer-feliz acesso 31/04/14 ás 21:35
A cada dia a educação Brasileira esta mais precária, pude perceber que há muitos jovens com força de vontade de um futuro melhor, mesmo com tantas dificuldades ao seu redor, ate mesmo nas periferias onde o crime é mais frequente há sim jovens com um intuito maior do que ser mais um no índice de malandros na população.
ResponderExcluir